![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgR1RZp9L6oPZIboGopKQECtVn1wRjvzUoVPdtZCS8oBotJKYE8gqQZI4AupD2-EUXEOS38B_4D6HpKThhOg7LASQhI04oXaa86vRcaoJx7_TJsu2RaWU0oOAA5748PMZR47XKKSqVzRFQ/s200/fjtku.jpg)
A escravidão portuguesa
O escravo era comprado (ou trocado) na África;os traficantes usavam cachaça, fumo, pólvora, armas, etc para troca-las com os chefes de reinos e tribos locais, os quais conseguiam capturavam os inimigos em lutas e caçadas constantes.Houve muita resistencia,a mais famosa foram os diversos quilombos pelo país.O tráfico de escravos foi uma das atividades mais lucrativas da época, onde até nobres e reis europeus tinham participação.
O rei de portugal nao tinha dinheiro para explorar suas colonias na america e por isso fez um pacto com alguns outros portugueses ricos: Os convidou para tomar conta de partes da colonia em troca de algumas imposiçoes, tais como:
Dar parte do lucro obtido da exploraçao para a o rei
e NAO ULTILIZAR ESCRAVIDAO INIGENA. O rei tomou essa decisao pois alem da colonia na america, ele tb tinha na africa, e pretendia VENDER escravos africanos para os donatarios das terras da america. Com esse comercio negreiro, A COROA PORTUGUESA LUCRARIA MAIS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário