segunda-feira, 21 de junho de 2010

A escravidão nos dias de hoje!

Liberdade total? Alcançada pelos negros e que abolia a escravidão?
Sinto informar que isso não aconteceu totalmente e que agora não é só negros que sofrem com esse problema não, agora a escravidão exige negros, brancos, pessoas com baixa renda, pensando bem, a escravidão exige uma boa parte da população, só que de um modo diferente como o de antigamente. Como dizia Fernando Henrique Cardoso: Antigamente, os escravos tinham um senhor, os de hoje trocam de dono e nunca sabem o que esperar do dia seguinte”.
Pois é isso mesmo, a escravidão se expandiu de um modo extraordinário, vem crescendo muito com o decorrer dos anos e a única diferença é que a escravidão não é mostrada como antigamente e em vez de não receber nada em troca do serviço (como a escravidão de antigamente), você recebe um salário miserável (se posso usar essa palavra), um salário que não consegue sustentar a própria família e de obrigações legais. Trabalhando em fazendas, casas de família e até mesmo para a prefeitura, e ganhando salários do qual não conseguem ao menos pagar o próprio aluguel. E ao mesmo tempo você vê pessoas da qual tem muito dinheiro e podem usá-lo com quiser, podem gastá-lo com qualquer besteira que não vão lhe fazer falta.
Segundo o site escravos do aço, em março de 2003 o governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva lançou o Plano Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo e constituiu uma comissão nacional para colocá-lo em execução. O plano reúne 76 medidas de combate à prática. Entre elas, projetos de lei para confiscar terras em que for encontrado trabalho escravo, suspender o crédito de fazendeiros escravocratas e transferir para a esfera federal os crimes contra os direitos humanos. Mas é uma pena que mesmo assim, nada disso tem adiantado muita coisa, pois ainda continua tendo o trabalho escravo em diversos lugares, com todas as formas de empregos e de diversas formas.
De vez em quando penso que se todo esse dinheiro e emprego fossem bem divididos o país não seria o que é hoje, as pessoas não seriam escravos legais e todos estariam bem, porque não teriam pessoas gananciosas, pessoas miseráveis, falta de empregos, favelas e todas as outras coisas que fazem mal ao país. Mas aí, percebemos que tudo isso que pensamos é um sonho e que é muito difícil de se realizar.
Então chego à conclusão que hoje a escravidão não distingue negros e brancos, somos escravos de salários reduzidos e de obrigações “legais”.

( http://vaivendogmm.spaces.live.com/blog/cns!6A7F95C4BAEDE898!203.entry )

A escravidão portuguesa
O escravo era comprado (ou trocado) na África;os traficantes usavam cachaça, fumo, pólvora, armas, etc para troca-las com os chefes de reinos e tribos locais, os quais conseguiam capturavam os inimigos em lutas e caçadas constantes.Houve muita resistencia,a mais famosa foram os diversos quilombos pelo país.O tráfico de escravos foi uma das atividades mais lucrativas da época, onde até nobres e reis europeus tinham participação.

O rei de portugal nao tinha dinheiro para explorar suas colonias na america e por isso fez um pacto com alguns outros portugueses ricos: Os convidou para tomar conta de partes da colonia em troca de algumas imposiçoes, tais como:
Dar parte do lucro obtido da exploraçao para a o rei
e NAO ULTILIZAR ESCRAVIDAO INIGENA. O rei tomou essa decisao pois alem da colonia na america, ele tb tinha na africa, e pretendia VENDER escravos africanos para os donatarios das terras da america. Com esse comercio negreiro, A COROA PORTUGUESA LUCRARIA MAIS.